quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CHINA PAIS QUE CONSEGUE HARMONIZAR PASSADO E FUTURO

Olimpíadas é coisa do passado, já não se fala mais.....o que ficou na memória foram records batidos, tombos que não estavam no cardápio,varas desaparecidas, choro de alegria, choro de dor, e choro de tristeza por não ter conseguido objetivos traçados a 4 anos atrás...
Durante as olímpíadas acompanhei uma entrevista de Sonia Bridi no programa do jô, e foi quando percebi que nunca vamos saber tudo sobre a China, é um Pais que consegue trazer Passado e Futuro lado a lado.
Seria um País Místico HITECH?
Achei tudo muito peculiar e interessante, fiz um resumo do que foi falado e estou compartilhando com todos:


Pela ótica de Sonia Bridi -Repórter da Globo


Segundo entrevista no programa do Jô do dia 09/07/2008 onde a repórter comentou alguns aspectos da cultura e costumes do povo Chinês.
Segundo ela, chinesas tinham pés pequenos e deformados porque tinham que enfaixa-los desde muito cedo e mantê-los dobrados chegando a quebrar o osso do pé...
Porque era padrão de beleza, inclusive os homens escolhiam suas esposas pelo tamanho do pé.
Depois da revolução comunista, elas foram discriminadas, foram colocadas para trabalhar nas lavouras com sapatos grandes para sustentar o corpo.
Eles não possuem previdência social.
Outra curiosidade, é que na cultura chinesa, é permitido expelir gases, arrotar, cuspir, na frente de qualquer pessoa, pois eles tem por lema que: Tudo que está no corpo
incomodando tem que ser expelido. Neste caso é comum ver pessoas conversando, arrotando e outras coisas mais sem a maior cerimônia.O Chinês não é cordial, pois segundo os costumes, a cortezia é sinal de fraqueza. Não fazem fila, ficam se acotovelando e jamais cedem o lugar a alguem.
Para as olimpíadas estão tentando mudar alguns hábitos para receberem outros paises.
No Tibet é proibido matar qualquer ser vivo, eles acreditam que possa ser algum antepassado .(isso inclui: Barata,mosca,grilo,etc..)
O Yaki único animal que eles consomem devido a proteina, fazem um ritual e choram muito sua morte.
Alguns banheiros públicos não tem portas nem divisórias apenas um local onde se coloca os pés, e todos fazem as necessidades na frente uns dos outros.
Para as olimpíadas estão adaptando vasos sanitários para atender as necessidades de todos.
Sem contar as iguarias consumidas como:Gafanhotos, escorpião,cobras, cachorros Etc...

Tem medo de
cobra? Então vá para a China. A carne de cobra é tão apreciada lá, como petisco ou afrodisíaco, que estão correndo risco de extinção. Anualmente, 10000 toneladas de cobras são consumidas anualmente.

Pretende reformar a casa? Chame um chinês! Uma das maiores obras da engenharia civil do mundo, a Muralha da China foi recentemente “aumentada”. É que descobriu-se que sua real extensão chega a, aproximadamente, 7200km. Ela foi construída pelos chineses em 250 a.C. e calcula-se que usou uma mão de obra composta de 10 milhões de trabalhadores e levou 20 anos para ser terminada.
E as curiosidades da China estão só começando. Na questão
cultural, por exemplo, se você abrir a porta para uma visita chinesa sair de sua casa significa que a está mandando sair. Outro costume curioso da China é arrotar na mesa, depois de comer. E se não o fizer vai parecer que não gostou da comida.
Já na China antiga uma das maiores
curiosidades era o desprezo que as famílias pobres sentiam por filhas mulheres. Elas nem sequer tinham direito a um nome. Eram referenciadas pela ordem de nascimento, como 1ª ou 3ª filha, até se tornarem adultas.

As leis e penas para crimes são muito polemicas e curiosas na China. Os chineses executam, sozinhos, mais condenados do que outros 63 países, que adotam a pena de morte, juntos! Cerca de 25% dos crimes do código penal na China são passíveis de execução. Inclusive crimes como envenenar gado ou difundir pornografia. Além disso, na China qualquer pessoa pode ser presa por até 3 meses sem nenhuma acusação formal. Os chineses costumam prender a família de foragidos para que ele se entregue!

Ontem China, Hoje simplesmente uma potência....







Nenhum comentário: